Um medicamento para outros canceres talvez se aplique ao da próstata

Lynparza é o nome que os pacientes americanos vêm nas farmácias quando compram o inibidor de PARP olaparib.

Para que serve? O sistema de saúde do governo americano aprovou o seu uso em casos de câncer do ovário, do peritônio, entre outros. Pode ser usado quando houver recaída entre pacientes que apresentam uma mutação seja no BRCA1 ou no BRCA2. Segundo uma leitura que fiz de Luis Cláudio Belo Amendola e Roberto Vieira, “…20% dos casos de câncer de mama familiar estão associados a um dos genes de susceptibilidade hereditária para câncer de mama e ovário, BRCA1 e BRCA2. ”

Será que se aplica a outros canceres?

A empresa Astra Zeneca, que produz o Lynparza, espera que sim. No primeiro semestre venderam trinta milhões de dólares, um começo promissor. Já investiram muito para criar o medicamento; um investimento modesto adicional poderia garantir vendas muito maiores. Em verdade, a empresa acredita que as vendas baseadas no olaparib poderiam chegar a dois bilhões de dólares. Um incentivo.

Esse interesse nas vendas e nos lucros poderia beneficiar os pacientes de câncer da próstata.

Fizeram um experimento pequeno, Fase II, com 49 homens. Todos com câncer muito adiantado, que já tinham sido medicados com abiraterona, enzalutamida ou cabazitaxel. E já não respondiam.

Deram capsulas de 400mg de Lynparza duas vezes por dia. Houve uma alta resposta em parte dos pacientes. O que caracterizava esses pacientes? Tinham desenvolvido defeitos nas células que “consertam” o DNA.

É o sinal para financiar uma pesquisa maior, com mais pacientes, que se chamará TOPARP-B. Os pacientes que serão aceitos deverão ter mutações em genes que reparam o DNA.

As pessoas são diferentes. Nós, pacientes de câncer, também. E o tratamento que beneficia uns pode não beneficiar outros.

GLÁUCIO SOARES IESP-UERJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s