Sinais de derrame

Os derrames, com frequência, dão aviso. Um dos sinais está na cara! Uma das faces parece solta e/ou adormecida. Se você está checando alguém mais, peça que ele ou ela sorria. Se o sorriso estiver desigual nos dois lados, é causa para preocupação. Veja se a boca entorta.

Outro sinal importante está no braço. Se um dos braços está enfraquecido ou adormecido (e você não dormiu em cima dele…), faça um teste: levante os dois braços. Se um deles não levanta bem, fica meio caído, é outro sinal preocupante.

O terceiro está na fala. A dificuldade em falar, alguém que passou a falar arrastado, lentamente e baixo, pode ser derrame. Se estiver testando alguém, peça que repita uma frase pequena e simples, como “amanhã vai fazer sol”. Se a pessoa estiver sóbria e não conseguir repetir, se se atrapalhar ou arrastar a fala, é hora de tomar providências.

Há outros sinais: um está na perna. Fraqueza ou insensibilidade numa perna pode ser um derrame. Muitas pessoas que sofrearam derrames contam que tinham dificuldade em andar, sentiam tonturas, perdiam o equilíbrio, até caíam.  

Dificuldade em pensar e em entender o que estão falando, até mesmo no cinema ou na televisão. Essa confusão está presente em muitos derrames.

O derrame também pode estar visível nos olhos. A perda, total ou parcial, da visão. Dificuldade em ver por um olho ou pelos dois. Outro sinal.

Uma dor de cabeça é sinal de muitas doenças. Pode ser de derrame também. Usualmente, vem de repente e é muito forte.

A primeira é ir rapidamente para a emergência. O tempo é muito importante: quanto mais cedo a pessoa for medicada, maior a probabilidade de que se recupere. Não é o momento de economizar: pegue um taxi e busque a emergência, um hospital, seu médico.

Escreva tudo: os sinais e a hora em que apareceram, os remédios que toma, o histórico médico.

Se informe: clique nos seguintes sites (control +):

 

http://saude.abril.com.br/edicoes/0308/medicina/derrame-como-reagir/pag-04.shtml

 

http://www.futurosobmedida.com.br/Saude/derramecerebral.php

 

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL303014-5603,00-MEDICO+ENSINA+A+RECONHECER+PRIMEIROS+SINTOMAS+DE+DERRAMES+CEREBRAIS.html

 

Se souber ler em inglês, tente

 

http://strokeassociation.org/STROKEORG/WarningSigns/Stroke-Warning-Signs-and-Symptoms_UCM_308528_SubHomePage.jsp

 

ou

 

http://www.mayoclinic.com/health/stroke/DS00150/DSECTION=symptoms

 

 

Ensine outros a buscar informação.

 

GLAUCIO SOARES

Deixe um comentário