Erros graves nas biópsias…no Canadá

Uma revisão avaliativa dos resultados de exames histopatológicos de biópsias da próstata revelou muitos erros cometidos pelo mesmo patologista. Em última análise, as biópsias são feitas por humanos e humanos erram. Infelizmente, esse, no Edmonton’s Royal Alexandra Hospital, em Alberta, no Canadá, errou muito.

O hospital, com a falsa identidade entre exterior contemporâneo que muitos pacientes criam, não dava dica de que poderia cometer tantos erros…

Edmonton's Royal Alexandra Hospital is seen in this undated file photo.

Nada menos do que 159 pacientes podem ter sido vítimas dos erros deste patologista. Todos, menos seis, foram localizados e o hospital ofereceu para fazer novas biópsias e outros exames, corrigindo o erro.

Quase vinte por cento das patologias estavam erradas, margem considerada inaceitável. Foram erros graves – ou dando ficha limpa a pacientes que, na verdade, tinham câncer, ou subestimando a agressividade do câncer.

O tema virou político porque a oposição, com apoio sindical, afirma que os patologistas estão sujeitos a um regime de trabalho excessivo, estão sobrecarregados. A administração nega.

Mais uma razão para melhorarmos os testes.

 

Leia mais: http://www.ctv.ca/CTVNews/Health/20111205/alberta-prostate-cancer-biopsy-review-contact-challenges-111205/#ixzz1fk0vHxag

 

GLÁUCIO SOARES                      IESP-UERJ

 

Deixe um comentário