Dieta pode matar ou salvar


Agora não há desculpas: uma pesquisa bem-feita, ainda que Fase II, mostra que uma dieta com pouca gordura afeta o risco de avanço do câncer da próstata. A pesquisa, inter-institucional, foi apoiada pelo Urology Section, Department of Surgery, Veterans Administration, Greater Los Angeles Healthcare System; e pelo Department of Urology, University of California-Los Angeles, Los Angeles, California.

Como foi feita?

Dividiram 18 pacientes com câncer da próstata que não haviam recebido nenhuma terapia em dois grupos: um recebeu uma terapia com pouca gordura (15% kcal.) à base de fibra e soja, e outra uma dieta comum, ocidental (40% kcal. de gordura) durante quatro semanas. Depois coletaram o sangue dos membros dos dois grupos antes e depois do tratamento. Mediram o PSA, hormônios sexuais, insulina, um fator associado com a insulina e o câncer, chamado de ILGF I e II, o perfil dos lipídios, células cancerosas (de tipo LNCaP), que foram conservados. Essas células cancerosas foram mantidas em dois meios diferentes, um gorduroso e outro não.


 

 O soro sanguíneo do grupo de gordura baixa teve um decréscimo no crescimento das células LNCaP em relação ao “grupo gordura” e a diferença não se explica pelo acaso (p = 0.03). Triglicerídeos e o Ômega 6 baixaram de maneira estatisticamente significativa. Uma analise estatística mostrou a importância dos Ômegas: a baixa no Omega 6 e o aumento no Ômega 3 afetaram o crescimento das células cancerosas.
Essa pesquisa, ainda que com poucos pacientes, indica que uma dieta baixa em gorduras (e outras aconselham com muitos vegetais) afetam de maneira relevante a velocidade do avanço do câncer.
O grupo que pesquisou está repleto de conhecidos oncólogos e urólogos: Aronson WJ, Barnard RJ, Freedland SJ, Henning S, Elashoff D, Jardack PM, Cohen P, e Heber D, Kobayashi N.

Leia o original: “Growth inhibitory effect of low fat diet on prostate cancer cells: Results of a prospective, randomized dietary intervention trial in men with prostate cancer” em J Urol. 2009 Nov 13.

Resumo por GLÁUCIO SOARES


 


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s