A enfermagem salva ou mata…

Mais um exemplo de como hospitais matam ou salvam pacientes, além da capacidade do médico e da qualidade do tratamento: as enfermeiras contam!

Uma pesquisa de três instituições acadêmicas com muito prestígio, a UCLA School of Public Health, a Mayo Clinic e a Vanderbilt University, mostra que ter ou não ter o número adequado de enfermeiras afeta o risco de morte dos pacientes. Há níveis considerados necessários para lidar com números de pacientes; quando o número de enfermeiras cai abaixo desses níveis, a taxa de mortalidade do hospital aumenta.

Quanto aumenta? Dois por cento. E quando a carga diária de cada enfermeira também aumenta devido ao excesso de pacientes e ao número de entradas, saídas e transferências de pacientes, o risco de morte salta quatro por cento.

O pesquisador principal, Jack Needleman, analisou os prontuários de quase duzentos mil pacientes e 177 mil cargas de trabalho de enfermeiras em um hospital durante quatro anos.

A qualidade das enfermeiras não foi uma das variáveis usadas nessa informação; aqui no Brasil teria que ser. Não temos idéia de quantos pacientes morrem devido a deficiências na qualidade e na quantidade de enfermeiras nos hospitais brasileiros. Mas fica aqui o alerta a respeito da importância das enfermeiras no seu risco de morte.

Fonte: New England Journal of Medicine.


Leia mais: Understaffed units associated with higher patient mortality – FierceHealthcare
http://www.fiercehealthcare.com/story/understaffed-units-associated-with-higher-patient-mortality/2011-03-17?utm_medium=nl&utm_source=internal#ixzz1PF56baFD

GLÁUCIO SOARES, IESP/UERJ, baseado em resumo distribuído por FierceHealthcare.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s