Depois do tratamento, o isolamento

Um artigo do Belfast Telegraph mostra que os homens se sentem sós e abandonados após o tratamento do câncer. A pesquisa foi feita na Irlanda do Norte e financiada pela Ulster Cancer Foundation (UCF). O objetivo era analisar as reações dos homens após o tratamento radioterápico e (anti)hormonal.

Terminado o tratamento, os contatos com o sistema que proporcionou o tratamento cessam ou se reduzem a check-ups de tempos em tempos.

O sistema é público e os pacientes se sentem bem tratados e satisfeitos com o tratamento. Porém, quando o tratamento termina vão para casa e se sentem inseguros e abandonados.

Há variações e diferenças. Quem tinha uma qualidade de vida mais baixa antes do tratamento responde pior. Nós, pacientes de câncer, sabemos o que são os momentos de incerteza e de desânimo. Não obstante, aqueles com mais recursos, com redes pessoais e sociais mais amplas e positivas, lidamos melhor com os problemas.

Há umas duas décadas passadas, de um momento para o outro, comecei a ouvir um altíssimo zumbido no ouvido que, depois, descobri que tinha o nome técnico de tinnitus. Mandou a minha qualidade de vida para o brejo. Entrei para uma associação e a ajuda veio logo, logo. Um senhor me telefonou de outro estado para dar uma força e admitiu que tivera até ideações suicidas. Disse, alem disso, que há um processo chamado de habituation que pode levar alguns anos, mas nos leva a perceber menos o tinnitus. Outra pessoa chamou, mas estava mais interessada em se queixar da vida. Nasceu em mim a convicção de que pacientes devem se ajudar. Peço, rogo a todos que se mantenham antenados e ajudem outros pacientes. Como bem sabem, um diagnóstico de câncer não é fácil de absorver e nossa população tem um nível médio de conhecimento muito baixo. Creio ser nosso dever ajudar essas pessoas.

Obrigado.

GLÁUCIO SOARES

 

Leia mais: http://www.belfasttelegraph.co.uk/news/local-national/northern-ireland/isolation-after-cancer-treatment-16011054.html#ixzz1P903s1e7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s