Metástase óssea Nunca Mais???

Os leitores assíduos deste blog sabem que um dos piores aspectos do câncer da próstata é que ele provoca metástases ósseas. As metástases ósseas são muito dolorosas e após avançar muito provocam complicações que levam à morte do paciente. Parar as metástases ósseas significa parar a maior causa de sofrimento e uma das maiores causas de morte dos pacientes deste tipo de câncer.

Apareceu uma esperança para nós: uma pílula ainda em fase experimental reduziu os crescimentos dos cânceres nos ossos em 86% dos pacientes com câncer da próstata, além de parar o crescimento dos cânceres de um quarto das mulheres com câncer no ovário. Se esses dados foram confirmados por pesquisas amplas, com todos os devidos controles (Fase III), eu arriscaria afirmar que seria uma das mais significativas descobertas dos últimos dez anos. A pílula está sendo testada pela Exelixis e tem o nome (quase sempre nomes nessa etapa são temporários) de XL 184 – também é chamado de cabozantinib. Aliás, essa pílula começa a ser testada em nove tipos de câncer.

Num mundo capitalista, o sobe e desce do valor das ações pode nos dar uma indicação do que as empresas investidoras acham e elas conduzem suas detalhadas averiguações antes de investir. E o valor das ações dessa empresa dobrou depois do anúncio, feito dia 17/11/2010, de que ela havia – pelo menos – eliminado as massas nos ossos de 19 entre 20 homens com câncer da próstata.

Um dos pesquisadores informou o que já podíamos ler no relatório: esse efeito implica na redução do avanço do câncer e no aumento da sobrevivência mas, sobretudo, numa tremenda melhoria na qualidade da vida.

Como funciona? Bloqueia três enzimas que alimentam o crescimento dos cânceres. Gisela Schwab, uma das médicas da empresa, afirmou que ela também reduziu o tumor em trinta por cento dos pacientes com câncer da tiróide.

E agora?

Agora a empresa leva adiante um teste maior, Fase III, com pacientes de câncer da tireóide. Os resultados confirmando os anteriores, deverão solicitar aprovação regulatória ainda esse ano.

Quais são os resultados na população de pacientes de câncer da próstata? Sessenta e cinco pacientes tomaram a pílula durante doze semanas, escaneando regularmente os ossos. Em 56, os cânceres nos ossos desapareceram ou foram muito reduzidos!

Entre as pacientes com câncer do ovário, os resultados foram sólidos, mas mais moderados. Esses cânceres tendem a metastisar para os intestinos; um quarto das 51 pacientes teve uma redução de 30% ou mais das suas metástases. O resultado é considerado excelente porque o câncer do ovário é de difícil controle.

Tem efeitos colaterais? Até agora, moderados: diarréia, fadiga e maior sensibilidade das mãos e pés – em menos de dez por cento dos pacientes.

Quanto tempo os benefícios vão durar? Não sabemos. Faltam pesquisas para verificar exatamente isso e elas requerem tempo.

Eu, particularmente, fiquei mais otimista com esse progresso. Meu próprio cancer deve chegar aos ossos dentro de dois anos e tudo o que possa postergar isso significativamente está garantindo mais tempo de bem-estar para mim. Considero o Exilixis a melhor promessa do ano.

 

GLÁUCIO SOARES

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s