Quem escolhe o seu tratamento?

Se a seriedade e a agressividade do câncer fossem os únicos determinantes do tipo de tratamento, a distribuição dos tratamentos seria parecida em diferentes lugares, a menos que os lugares diferissem entre si no que concerne a agressividade – por razoes ambientais, de tradições que afetam a dieta, o exercício etc.

Seria, mas não é, sugerindo a presença de outros fatores influenciando as decisões. O principal deles: os médicos.

O condado de San Luis Obispo na Califórnia, tem uma taxa de prostatectomias que é quase três vezes a média nacional. Há hábitos nisso e há dinheiro nisso…

By LISA RIZZO

 

 

 

Do outro lado da distribuição está Albany (a Albany da Geórgia). A diferença entre os dois, condados do mesmo pais, é de doze vezes.

Teoricamente, as cirurgias são “eletivas”. O paciente decide entre várias opções. De fato alguns já chegam com o preconceito de que ” operar” é o único caminho.

– Tem câncer? Opera!

Os pacientes não são informados sobre as várias opções de tratamento, os efeitos colaterais de cada uma, e a adequação ou não de uma opção dependendo da extensão do câncer, e da idade e da saúde do paciente. Operar um idoso de 90 anos que está morrendo de outra condição é crueldade, é tortura feita por médicos.

Isso se dá dentro de um jogo de interesses e de conhecimentos. E de posições irracionais. O cirurgião que me operou odiava radioterapia (e o radio terapeuta) e vice-versa. Os dois só me trataram porque o câncer era avançado.

O conhecimento e a coragem do paciente são duas virtudes. É, também, importante ir para a consulta com alguém que tenha conhecimento e que esteja “frio”, sem medo nem pavor.

No Brasil, com um nível educacional tão baixo, e desinformação – pela mídia – a respeito de ciência e medicina, o paciente segue ordens do médico. Raramente lhe explicam as opções. É marionete.

Precisamos mudar isso, mas serão necessárias décadas e presidentes que valorizem o conhecimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s