Ereção, câncer da próstata e risco de morte



Ter problemas de ereção antes da prostatectomia afeta o risco de morte depois da prostatectomia?

Afeta, mas não como talvez o leitor creia. Pesquisa feita na Johns Hopkins demonstra isso.

Como foi feita a pesquisa?

Entre 1983 e 2000 o mesmo cirurgião realizou 2.511 cirurgias. Um grupo desses pacientes tinha problemas de ereção (231 pacientes) e outro grupo não tinha (2.280 pacientes). Na mediana foram acompanhados durante 13 anos; nesse período houve 449 mortes, das quais 140 por câncer da próstata. Nesse grupo total de pacientes cujo câncer era suficientemente sério para operar, apenas 31% dos que morreram, morreram do câncer.

Os pacientes que tinham problemas de ereção antes da prostatectomia tiveram uma sobrevivência menor; porém a mortalidade por câncer da próstata foi semelhante nos dois grupos. A mortalidade por problemas cardiovasculares foi muito maior e estatisticamente significativa (P < 0,001), e a mortalidade geral também foi maior e estatisticamente significativa (P < 0,001). A razão de risco era de 1,71.

Por quê?

Em parte porque muitas disfunções eréteis estão intimamente relacionadas com problemas circulatórios e, indo um passo mais adiante, em parte porque alguns tratamentos para o câncer aumentam o risco de problemas cardiovasculares.


Na primeira análise os pacientes com problemas de ereção tinham risco mais alto de morrer do câncer, mas quando os indicadores da gravidade do câncer como o PSA, o Escore Gleason, a idade, a quantidade de gordura no corpo etc. foram levadas em consideração, a relação desapareceu.

Os urólogos e oncólogos devem considerar os problemas de ereção como um alerta da existência de problemas cardiovasculares que podem ser agravados pelo tratamento anti-câncer.


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s