Curcumã e câncer




A clínica Mayo faz um serviço público respondendo a perguntas de interessados em questões médicas. Uma delas foi: o curcumã (turmeric) pode reduzir a velocidade do avanço do câncer?
O curcumã, também chamado de turmeric é usado na culinária em várias partes da Índia. Coube ao médico Timothy Moynihan responder à pergunta.
Comecei aprendendo que o curcumin é uma substância encontrada na especiária turmeric. Eu, erroneamente, usava os dois como sinônimos. É usada na medicina asiática para tratar muitas coisas diferentes, inclusive artrite. Recentemente, pesquisas de Fase I sugerem que o curcumã talvez ajude a prevenir ou, até mesmo, a combater alguns cânceres. (Gláucio Soares: há muitos trabalhos publicados na Ásia sobre o turmeric e poucos no Ocidente)
O curcumã tem antioxidantes; muitos antioxidantes reduzem inflamações e pesquisas sugerem que as inflações podem estimular alguns cânceres.
As pesquisas ainda estão no nível de laboratório e com animais, usualmente camundongos. O que elas dizem? Que nessas culturas e nesses animais o turmeric impede o crescimento de novas células e de fontes de alimentação para elas. Tem ajudado – nos laboratórios – a combater vários cânceres, inclusive do cólon, da mama e da próstata.
Timothy Moynihan é cauteloso e diz que ainda é cedo para recomendar o uso do curcumã; adicionalmente, diz que se quiserem usá-lo como suplemento que devem consultar o médico.
Mais uma vez, todo o poder aos médicos!!!! Ighhh

Na Alemanha, a raiz de turmeric está na lista da chamada Comissão E que autoriza a produção e venda de ervas. A raiz seca do turmeric contem de 3% a 5% de curcumã. Alguns produtos já à venda podem ter até 95% de curcumã. Usualmente, o curcumã é usado diretamente como condimento (é um dos ingredientes do curry) ou misturado com outros alimentos, particularmente o arroz.
As pesquisas que poderão vir purificarão o(s) ingrediente(s) ativo(s) e os incorporarão em remédios que, dificilmente, serão baratos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s