O Escore Gleason – foto e explicação

O Escore Gleason é um componente importante para o diagnóstico, tratamento e prognóstico do câncer de próstata. As células cancerosas perdem funções, ficam mais e mais desorganizadas e se concentram na sua reprodução. Por isso os cânceres crescem mais rápido do que as células normais. Essa característica é usada por vários tipos de quimioterapia que afeta mais as células que crescem mais rapidamente (entre elas as cancerosas, as que compõem o cabelo etc.) do que as normais, saudáveis.
O Escore Gleason é composto por cinco valores. No gráfico acima vemos os cortes que separam um valor de outro. O valor mais freqüente numa amostra é o que vem primeiro (no caso do exame direto, pós-cirúrgico, da minha próstata: 4+3, o quatro é o mais freqüente); seguido pelo que vem depois (no meu caso, 3). A soma, sete, é o Gleason final. Quando um mesmo tipo de célula é muito dominante, o valor se repete (por exemplo: 3+3, um valor freqüente nas biópsias).
Os escores produzem resultados diferentes. Escores de 8 ou mais são muito agressivos e sugerem tratamento agressivo e imediato. O escore 7 é uma terra de ninguém. O 6 é muito comum.
Os escores mais baixos são considerados menos agressivos e os prognósticos são melhores do que o permitido pelos escores mais altos.

Tecnicamente, alguns estudiosos afirmam que:

o que vem primeiro é mais importante. 4+3 não seria a mesma coisa que 3+4, o que faz sentido histologicamente, ainda que não aritmeticamente. 4+3 é pior do que 3+4.
• o terceiro valor mais freqüente, usado rarissimamente, ajuda o diagnóstico, a terapia e o prognóstico.

O Escore Gleason é um dos elementos mais importantes para o câncer de próstata. Os pacientes que querem reter algum controle sobre seus destinos e vidas devem ser bem informados e ler o máximo (de fontes autorizadas, como a PubMed) sobre seus cânceres, inclusive sobre os Escores Gleason.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s