Aprenda técnicas de relaxamento

Como relaxar


Uso os conselhos de um médico, Philip Bain, sobre o relaxamento. O relaxamento pode ser um recurso importante para lidar com alguns tipos de dores de cabeça, com o estresse e com a ansiedade. Algumas pessoas usam analgésicos, anti-depressivos e relaxantes químicos além do recomendado pelo médico. É uma grande burrice.
Você pode melhorar em um minuto ou menos, a ponto de notar o decréscimo da tensão dos músculos, sobretudo no pescoço e na cabeça.
Algumas pessoas se satisfazem com o uso ocasional desses exercícios, usualmente quando se sentem mal, estressados etc. Outros agem antes. Um período de relaxamento de menos de um minuto pode melhorar uma dor de cabeça sem os efeitos colaterais dos analgésicos.
O sucesso dos exercícios de relaxamento depende do compromisso de quem os faz. Evidentemente, exercício que não é feito não produz efeito. Exercícios regulares, os mais inteligentes, evitam estresse e dores de cabeça.

Exercícios respiratórios

Os exercícios respiratórios são fáceis de fazer e são eficientes. Um minuto – ou menos – de exercícios podem bastar.
Como?
É necessário respirar mais devagar. É preciso concentrar na respiração (e não pensar em outras coisas) com os olhos fechados e respirar profundamente. Aprender a ajudar a respiração com a “barriga” é uma grande ajuda. Para começar seus treinos, faça o seguinte:
1. Deite de costas, com uma das mãos na barriga e a outra no peito;
2. Respire devagar pelo nariz;
3. Quando estiver terminando a inspiração, estique a barriga para cima, como se estivesse empurrando a sua mão na direção do teto;
4. Vagarosamente respire pelo nariz, sentindo o peito com a mão;
5. Faça esse exercício por tantas respirações quantas puder, mas faça várias vezes, diariamente. Há um tempinho, faça.
6. Quando expirar (colocar o ar para fora). Algumas pessoas acham que ajuda dizer vagarosamente “relaxa” ou “descansa” enquanto coloca o ar para fora. Depois de alguma prática, meia dúzia de respirar/expirar já são suficientes para dar uma baixa legal na tensão muscular;
7. Também pode ajudar contar de um a quatro quando inspirar, segurar a respiração um pouquinho, jogar o ar para fora ainda mais devagar, contando devagar até sete.

Imagens

Trabalhar com imagens aumenta muito a eficiência dos exercícios respiratórios. É algo que pode ser feito de muitas maneiras. Abaixo, uma das mais fáceis:
1. Imagine um lugar quieto, calmo, agradável. Qualquer lugar que faça você se sentir bem. As preferências variam com as pessoas. Uns preferem um quarto, outros uma sala perto de uma lareira, outros preferem pensar numa praia tranqüila, outros em um gramado e assim por diante. Pode ser o céu também. É o lugar que faz com que você se sinta bem.
2. Depois de começar os exercícios respiratórios, coloque-se nesse lugar querido. Se o lugar tiver sons, música, sensações, cheiros e mais, imagine-os também, como se os estivesse sentindo. E continue respirando profundamente o tempo todo.
Essas técnicas são mais fáceis de aprender do que parecem. Todas as pessoas com dores de cabeça, estresse etc deveriam tentar uma das muitas formas de relaxamento, biofeedback, meditação. Temos muitas pesquisas que mostram uma redução de dores e de estresse, assim como medidas de tensão muscular. Funciona!

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16 comentários em “Aprenda técnicas de relaxamento

  1. Juracy disse:

    Gostaria de receber informações mais sobre as técnicas
    pois a cada dia novas atualizações acontecem.

    Jose Juracy de Albuquerque


    Por Gláucio Soares. Tome a iniciativa de ler as técnicas usadas na Mayo Clinic. Se não souber Inglês, leia através de alguém que saiba. Vale a pena. Pode ajudar muito a sua saúde e melhorar a qualidade da sua vida. Ver em http://www.mayoclinic.com/health/relaxation-technique/sr00007 Além disso, Juracy, podes obter muitas informações pela internet; se podes ler em Inglês, o número de sites e blogs é muito grande.

  2. ralim dias mileib disse:

    como adquirir o livro?

  3. Cecília Ciriani disse:

    Gostaria de saber se vocês tem CDs de relaxamento-orientado e como posso adquirí-los.

    Por Gláucio Soares. Tome a iniciativa de ler as técnicas usadas na Mayo Clinic. Se não souber Inglês, leia através de alguém que saiba. Vale a pena. Pode ajudar muito a sua saúde e melhorar a qualidade da sua vida. Ver em http://www.mayoclinic.com/health/relaxation-technique/sr00007

  4. Neuma disse:

    gostaria de receber informaçoes sobre essas tecnicas de relaxamento


    Por Gláucio Soares. Tome a iniciativa de ler as técnicas usadas na Mayo Clinic. Se não souber Inglês, leia através de alguém que saiba. Vale a pena. Pode ajudar muito a sua saúde e melhorar a qualidade da sua vida. Ver em http://www.mayoclinic.com/health/relaxation-technique/sr00007

  5. sandra cristina de oliveira disse:

    dho hhesejo receber tecnicas de relaxamento para respirar pois tenho dificuldades e sou hipertensa.obrigada.

  6. Waleska disse:

    Gostaria de receber técnicas de relaxamento e indicações de livros sobre o assunto.

    Por Gláucio Soares. Tome a iniciativa de ler as técnicas usadas na Mayo Clinic. Se não souber Inglês, leia através de alguém que saiba. Vale a pena. Pode ajudar muito a sua saúde e melhorar a qualidade da sua vida. Ver em http://www.mayoclinic.com/health/relaxation-technique/sr00007

  7. gabriela disse:

    EU FAÇO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL, E GOSTARIA DE RECEBER ALGUMAS PRATICAS DE RELAXAMENTOS, TANTO PROGRESSIVA,QUANTO respiraçao.

  8. Débora disse:

    Gostaria de adquirir mais informações sobre essas tecnicas se possivel.

    grata.

    Débora

    Débora: se buscares pela internet encontrarás; se buscares em Inglês encontrarás muitos sites. Gláucio Soare
    s

  9. grazielle disse:

    ola!
    gostaria de receber em meu email mais tecnicas ant stress.
    Obrigada
    Parabens pelo site!!

    Por Gláucio Soares. Tome a iniciativa de ler as técnicas usadas na Mayo Clinic. Se não souber Inglês, leia através de alguém que saiba. Vale a pena. Pode ajudar muito a sua saúde e melhorar a qualidade da sua vida. Ver em http://www.mayoclinic.com/health/relaxation-technique/sr00007

  10. Rosana Freire disse:

    Gostaria de receber sugestão de um texto para executar relaxamento com meus alunos, fico perdida não sei que palavras usar.

    Obrigada, Rosana

    Por Gláucio Soares. Tome a iniciativa de ler as técnicas usadas na Mayo Clinic. Se não souber Inglês, leia através de alguém que saiba. Vale a pena. Pode ajudar muito a sua saúde e melhorar a qualidade da sua vida. Ver em http://www.mayoclinic.com/health/relaxation-technique/sr00007

  11. ola gostaria de receber informações sobre tecnicas para ser desapegar das coisas material e principalmento para uma pessoal que passou em minhavida e não consigo esquecela isso me faz muito mal.

    Luiz Carlos: eu consegui um desapêgo significativo através da caridade e da religião. Dar e ver os resultados estimula a dar mais. Veja, por favor, um artigo que publiqui no GLOBO chamado “O poder de cada um

  12. Karla Nascif disse:

    Ola, gostaria muito de saber de mais algumas tecnicas de relaxamento, pois vou começar a trabalhar com tecnicas de relaxamento. Vcs nao teriam um CD ou algo do tipo, com varias tecnicas??
    Aguardo respostas no meu e-mail.
    Desde ja agradeço!!

    Por Gláucio Soares. Tome a iniciativa de ler as técnicas usadas na Mayo Clinic. Se não souber Inglês, leia através de alguém que saiba. Vale a pena. Pode ajudar muito a sua saúde e melhorar a qualidade da sua vida. Ver em http://www.mayoclinic.com/health/relaxation-technique/sr00007

  13. marcos disse:

    boia técnica. tem que persistir em fazer que dá certo

  14. Miguel Gomes disse:

    Quais as tecnica indicadas para melhorar o desempenho sexual ou o vigora sexual, reestabelecendo a melhora da libido e o desejo sexual.
    As mais usadas com preservacão dos nervos são Viagra, tubo de vácuum, injećào especialmente preparada ou já em pó. Ausência de libido está associada a tratamentos vários, sobretudo o hormonal.

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